O PROBLEMA DO
DESTINO E DO IMPONDERÁVEL Pietro Ubaldi 1951 |
|
Agradeço
ao público, a que tenho a honra de falar, pela atenção que me concedem. Lerei esta noite um trabalho meu
sobre o importante problema de nosso destino.
Inicio logo o
argumento, estabelecendo a pergunta: existe em nossa vida um destino? E, se existe, até que ponto tem ele o
poder de enlaçar nossos atos? Existe nestes uma zona de fatalidade? E até que ponto esta exclui nossa
responsabilidade? Devo presumir, como já admito, o princípio de causalidade; mas pergunto: até que ponto o
efeito é ligado a causa de modo a excluir o livre-arbítrio?
Tentemos responder a estas perguntas, procurando penetrar no mundo do imponderável, cujo funcionamento
veremos depois.
A atuação de uma ação nossa representa o
arremesso de uma força de nossa personalidade espiritual sobre o mundo exterior. Essa força segue uma
trajetória própria e sofre as leis do mundo dinâmico. Nossa responsabilidade também é uma força lançada
sobre seu tornar-se, ao longo do caminho da evolução. Esse paralelo com o mundo dinâmico nos indica o que
sucede no mundo imponderável de nossa personalidade.
Quando
lançamos uma pedra, somos livres de lançá-la com a força e na direção que quisermos, mas, depois, uma vez
lançada, a pedra seguirá por si mesma através do espaço, como um ser autônomo, com impulso próprio e uma
trajetória sua, até o esgotamento do impulso que de nós recebeu. Enquanto está em sua fase de causa, o
fenômeno assume caráter de livre escolha; contudo, em seu segundo aspecto, isto é, em sua fase de efeito,
assume caráter de determinismo.
Este paralelo entre o mundo
dinâmico e o mundo do pensamento e da ação humana, é lógico e autorizado em um universo orgânico como o
nosso, dirigido por um princípio unitário e por esquemas únicos, repetidos em várias altitudes e em todas as
combinações possíveis. É precisamente este indiscutível fato da estrutura orgânica do universo, que nos
permite deduzir, partindo das zonas conhecidas, as relações das zonas ignoradas. Somente com este sistema é
hoje possível sondar o imponderável, descobrir-lhe as leis e estabelecer-lhe o funcionamento, chegando a
resultados que o enquadram na fenomelogia universal, satisfazendo perfeitamente a nossa razão. Não podemos
pedir à ciência positiva e objetiva que aceite os resultados que assim obtemos, senão como hipótese de
trabalho. À análise competem, posteriormente, a prova e a demonstração. Enquanto isso não se der, porém, já
foi obtida a orientação, fato que permite dirigir a pesquisa na direção dos gânglios vitais dos fenômenos,
sem dissipá-la em contínuas tentativas.
No arremesso, portanto,
de nossas ações, da parte de nossa personalidade espiritual, acontece precisamente o que se verifica no
lançar de uma pedra. Todo o nosso ser se centraliza em nosso eu ou espírito, que é justamente um organismo
de forças, donde é lançado aquele impulso que se dirige do interior imponderável para o ambiente externo,
onde, sob a forma de ação, se imprime na sua manifestação material, concreta. É assim que o imponderável
atinge sua expressão exterior, objetiva, verificável pelos sentidos.
Observemos o mecanismo deste fenômeno.
As forças que nós, com nossas ações, movimentamos no passado,
representam, uma vez lançadas, uma vontade autônoma, um impulso que automaticamente, por inércia, tende a
continuar movimentando-se e a conduzir-nos adiante, na direção inicial. Se, inicialmente, nós movimentamos
nossas obras, agora elas nos movimentam, arrastando-nos não para onde hoje queremos, mas, para onde ontem
quisemos. O passado não morre, mas revive sempre no presente. Nossas obras nos acompanham. Em face de tal
estrutura orgânica da vida, em que se observa uma concatenação causal, a longo prazo, onde o presente é
preparado pela passado e o futuro se baseia no presente, a filosofia carpe diem é uma forma de
inconsciência. A liberdade, que julgamos ser sempre virgem e completa, só o é na fase inicial de nossas
ações; ela não pode permanecer sempre no estado neutro de escolha, mas se fixa e se coagula num determinismo
que representa o lógico encadeamento, por continuação, que vem desde o impulso dado. E este vem a constituir
também um impulso no nosso destino, ligando aquela liberdade às suas próprias conseqüências; já agora não se
pode impedir a continuação daquele impulso, senão por um outro, corretivo e contrário. Assim, nossas obras,
nascidas por nossa vontade, tornam-se vivas e, como que animadas por uma vontade própria, são ativas e agem
por nós, como criações nossas.
Nossa personalidade é um
fenômeno continuativo em que os momentos sucessivos de seu tornar-se se acham entrosados, em que as forças
por nós tornadas próprias se determinam e se arremessam, não podendo ser anuladas senão depois de completo
desenvolvimento e exaustão. Elas formam, por qualidade e quantidade, a nossa força; e o passado fica fazendo
parte de nós tanto quanto o presente. Elas vêm a ser a definição de nós mesmos, um fato completo que não é
fácil modificar; vivem em nosso destino sob essa forma de fato que, no entanto, nunca é absoluto, pois no
movimento incessante da vida é sempre suscetível de retoques e alterações.
À medida que nossa vida prossegue, o novo que nos chega cada dia, se
já não nos estava anteriormente vinculado, é livre e no curso de nossa vida, com as nossas ações, nós o
encadeamos. Assim avançamos, ligando nossa própria liberdade a esta ou aquela coisa, até que o impulso se
esgote e a trajetória finde. Em se desenvolvendo, porém, o fio da vida traz sempre uma nova e virgem
liberdade, que vamos sucessivamente encadeando e cristalizando no determinismo, até que a abandonemos no
passado, assim cristalizada, após haver concluído o ciclo da experiência. A liberdade é interior, situa-se
no centro da personalidade, vive no reino das motivações; é daí que a atividade se dirige para a periferia e
se expande no mundo exterior da manifestação, que é o reino do determinismo. Tanto esse ligar-se como esse
extinguir-se no determinismo correspondem às características dos dois mundos, interior e exterior, que as
forças motrizes de nossos atos percorrem, nascendo no primeiro, centro da personalidade, e extinguindo-se,
esgotando-se no segundo, na periferia, no mundo exterior.
Assim
como com a germinação constante de novas ações, uma sempre nova e intacta liberdade nos espera; assim também
no período de sua maturação um farnel de fatalidade sempre nos acompanha e nos envolve como uma nossa
atmosfera, formando uma espécie de casca dinâmica que aprisiona nossa personalidade. É a Nêmesis da vida,
que pode esmagar-nos ou erguer-nos, como ontem quisemos que hoje fosse. Do mesmo modo que os filhos exprimem
as qualidades dos genitores, assim aquelas criações testemunham nosso passado e querem viver, manifestar-se
e agir tais quais são, sendo impossível destruí-las ou impor-lhes silêncio. Elas gritam por si mesmas e
querem como nós a quisemos. É delas o poder de afirmar: este é inocente, ou: este é
culpado. Podem abençoar ou amaldiçoar, pedir um prêmio ou exigir uma punição. Se foram movimentadas
para os caminhos do bem, tendem a salvar-nos; se o foram para as vias do mal, não se deterão enquanto não
conseguirem desgraçar-nos. E isso porque representam uma causa que reclama seu efeito, um impulso que quer
esgotar-se na direção em que foi lançado. Qualquer que seja sua natureza, do bem ou do mal, tenderão sempre
a percorrer o seu caminho até o fim e não descansarão enquanto não consumirem todo o impulso recebido. O bem
e o mal, na realidade, existem personificados nessas forças. As do mal nos perseguirão como
Erínies enfurecidas, gritando a todos nossas culpas e clamando por vingança, lançando-se contra
nós, mordendo e despedaçando-nos. A tragédia humana está cheia delas. Como nos defendermos de um inimigo que
está dentro de nós? Impossível nos escondermos. Impossível fazê-lo calar: não há barreiras de força ou de
astúcia que o consigam. Eis então o armadíssimo involuido - desarmado, o lutador não mais sabe lutar; o
forte está intimamente derrubado e arruinado. Eis que o homem involuido, pelos caminhos sutis do
imponderável, tornou-se realmente um vencido. Desanimado diante do inacançável inimigo, que não consegue
compreender, sofre e se humilha, para compreender. Aquelas forças são inexoráveis, são o destino,
representam a lei de Deus, a inviolável justiça que tentamos violar e que, fatalmente, reconduz agora cada
coisa a seu lugar. Os recursos humanos esmigalham-se contra essas potências silenciosas do destino. Elas
abatem qualquer defesa, transpõem todas as portas, do rico ou do pobre, do poderoso ou do humilde. Uma única
coisa as detém, inofensiva como a palavra de uma criança, leve como a asa de um anjo, imponderável e suave
como uma oração: a inocência. Sermos inocentes! Essa pequena coisa se encaminha na direção da impetuosa
potência da força e a faz parar, porque isto quer a Lei: que o honesto seja defendido e a justiça triunfe.
Se, ao invés do mal, implantamos o bem em nosso passado, as
criações que geramos serão de natureza completamente diversa. Também com o tempo crescerão, tornar-se-ão
maduras, atingindo o seu efeito no mundo externo da manifestação das causas. Em lugar, porém, de assediar-
nos a vida como inimigos, lançando sobre nós o sofrimento, estarão ao nosso lado, acariciando-nos,
encorajando-nos como nossos amigos mais queridos.
O involuido
não sabe que o presente não se improvisa, não se forma apenas do próprio presente, e, sim, em grande parte
do passado; também não sabe que a vida, no seio de um organismo complexo e perfeito qual é o universo, não é
uma louca aventura, e, sim, um crescimento lógico e orgânico. Coisa alguma se improvisa do nada, mas, tudo
volta e torna a voltar nas ondas do tempo, tudo se liga aos grandes ritmos da Lei, em conexão com suas
causas, de que não pode separar-se, avançando por graus e por fases: germinação, crescimento, manifestação,
esgotamento. No universo tudo está unido pela lei de causalidade, que tudo encadeia no desenvolvimento do
tempo. Coisa alguma nasce senão por filiação, isto é, através duma derivação causal; e por isso, tudo revive
sempre indestrutível nas suas conseqüências, em que necessariamente se continua. Como no filho se desenvolve
o pai, como a árvore é o desenvolvimento da semente e a ação nasce da motivação, assim também, por uma
concatenação inseparável, toda causa se prolonga no seu efeito.
Todo fenômeno, no seu movimento evolutivo através do tempo, oscila
entre estes dois extremos, constituindo um dualismo que não se isola numa forma fechada: princípio - fim,
mas que se engancha continuamente no seu extremo final como um novo extremo inicial e se alonga, assim, ao
infinito.
Se, portanto, pela lei da causalidade, tudo é filho
do passado, a vida se torna, então, um jogo vasto e complexo, por longas preparações, e a vitória é
determinada por dinamismos acumulados que emergem de um armazém interior, que pode estar cheio ou
desprovido, rico de provisões benéficas ou maléficas, úteis ou venenosas - o misterioso armazém da alma que
o homem involuido não enxerga.
As posições terrenas são
aparentes e iludem. Por isso, o pigmeu pode ser substancialmente um gigante e o gigante, um pigmeu. Daí a
invisível força de tantos inermes, a desconhecida grandeza de tantos humildes. A posição humana exterior é
fictícia. A casa interior pode ser habitada por amigos ou inimigos, pelo bem ou pelo mal, por anjos ou
demônios.
Eis o armamento moral do homem evoluído: as boas
obras, o haver cumprido o próprio dever, isentando-se de sanções, ser inocente de culpas. O nosso passado já
está feito e lançou a trajetória de nossa vida. Assim como uma longa evolução orgânica construiu o nosso
atual tipo biológico que, qual é, resiste a qualquer rápida deformação ou mudança, também através de um
longo caminho se formou e definiu nossa constituição moral, viveiro de instintos aninhados no subconsciente
e radicados bem longe, no passado. A forma é definida, mas não definitiva, porquanto o transformismo
continua sempre e nada pode considerar-se definitivamente fixado. Permanece sempre aberta a porta para a
expiação e a correção, pois a liberdade, embora enlaçada pelas conseqüências do passado, permanece
inviolável e inviolada, sempre senhora de introduzir no destino novos impulsos e, com novos esforços,
corrigir-lhe, como quiser, a trajetória. Suprimido o peso do passado que nos prende, o futuro é sempre
livre.
Uma das principais características deste mecanismo de
forças é a possibilidade de isolar o próprio destino de um destino alheio. Ao lado de cada um falam e entram
em ação as suas obras e não as do próximo. Cada um pode semear em seu campo o que desejar e ninguém pode
fazê-lo em seu nome. A semeadura é livre, porém, a colheita é obrigatória. Somos livres, mas, responsáveis.
Absoluta é a independência no semear o bem ou o mal; também absoluta é a obrigatoriedade de recolher o fruto
de toda a semeadura. Eis porque o sábio procura nas causas profundas e longínquas as raízes de seu estado
presente e com uma previdência que enxerga ao longe prepara seu futuro. Não importa se os outros ignoram
estas leis. Quem erra paga pelo erro, e pagando aprende. A maravilhosa justiça da divina lei está, porém,
nisto: cada um permanece livre e, em qualquer ambiente em que viva, pode, como quiser, perder-se ou salvar-
se. A beleza está no fato dessa liberdade permanecer sempre garantida e o indivíduo ser independente, senhor
absoluto, sempre, do próprio destino, senhor de construí-lo a seu modo, em qualquer tempo e lugar. Assim,
num mundo em que o involuído, que não sabe, com seus sistemas impera e triunfa, ninguém pode impedir ao
evoluído, que sabe, de escolher e seguir o seu caminho, nele recolhendo frutos abundantes. Conforme a ação
que se antepõe, a Lei dá a cada um sua resposta, sabendo contemporaneamente funcionar, comportando-se
diferentemente em planos e formas diversas. Desse modo, a fundamental liberdade de cada indivíduo é a tal
ponto respeitada, sem ofender o princípio de responsabilidade, que ele pode sempre separar seu destino de
qualquer destino alheio, pode conservar a mais completa autonomia de trajetória no meio do mais complexo
entrançamento de forças, pode atingir as metas que quiser; pode perder-se, livremente, no meio da salvação
de muitos, ou salvar-se no seio da perdição universal. O resultado é garantido, tanto no bem como no mal. O
justo pode, assim, avançar em seu caminho, embora colocado num mundo de demônios. É o próprio passado, as
obras, o mérito, o que importa diante de Deus.
A Lei responde
com a voz com que a chamamos e é tão rica que sabe responder a todas as vozes, de acordo com o mérito de
cada qual. Então, é possível ao justo apelar, não mais para a força ou a astúcia, sistemas de luta por ele
superados, mas para a divina justiça e desta receber uma resposta direta, isolada no seio de um mar de
respostas diferentes; é possível receber um tratamento de bondade e de salvação, no seio de um cataclismo
universal. E assim, o evoluído pode marchar com um destino todo seu, independente do de seus semelhantes, do
da própria humanidade. Enquanto os outros, pelos seus métodos de luta, se destroem, alternativamente
arrastados pelo turbilhão de força, presos pelo ódio recíproco à sua destruição, o evoluído, inocente das
culpas do mundo, poderá seguir seu destino, totalmente seu, de alegria e de paz. As forças do imponderável
terão formado em torno dele um invólucro protetor, uma defesa salvadora, que o torna invulnerável, porque
inocente, em meio aos mais graves perigos que arrastam os outros.
Deixemos aos juristas o estudo dos caminhos da justiça humana, que tem
simplesmente escopos defensivos de uma classe dominante ou de toda a coletividade social. Ocupamo-nos, aqui,
da justiça divina, que não é, como a humana, um produto da luta pela vida, mas, sim, um produto do universal
princípio de ordem e equilíbrio que tudo governa.
No que
livremente quisemos no passado é que se encontra a origem do destino, que depois nos prende à alegria ou à
dor. Está, assim, no que merecemos, a razão das adversidades que nos ferem. O homem, em lugar de reconhecer
que errou, prefere lançar a culpa sobre os outros. Nosso intelecto, porém, tem necessidade de descobrir no
princípio causal do universo as características de uma absoluta justiça e somente assim a encontra. Sentimos
por instinto, e a voz da nossa consciência nos diz que é justo sofrermos as conseqüências somente do que
pessoalmente merecemos por nossas próprias ações. Sentimos que se isso não fosse verdadeiro em um caso
apenas, toda a ordem e o equilíbrio do universo seriam abalados. Temos, instintivamente, necessidade de crer
nessa justiça substancial que está além da justiça formal e exterior da sociedade humana. É à essa mais
profunda justiça interior que nosso espírito recorre, apelando para o supremo tribunal de Deus. Andamos
buscando essa justiça nos acontecimentos humanos e ficamos desiludidos e insatisfeitos por não a acharmos. E
a renunciamos, constrangidos. E, no entanto, ela existe, e existe sempre. De outro modo, desabaria o
universo. A perfeição de Deus não tolera em si qualquer injustiça.
É regra geral que, quando um problema nos parece insolúvel, isso se
deve ao fato de havermos partido de premissas erradas; devemos substituí-las. Todos os problemas têm que ser
solúveis. Quando num caso qualquer nos parece triunfar a injustiça, isso não pode provir senão de defeitos
de observação. Costumamos observar apenas os poucos dias desta breve vida humana, mas, a justiça, dada a
eternidade do espírito, não se pode realizar toda senão nessa eternidade.
Diz-se que Deus não paga o sábado. Porque a justiça divina não tem
pressa de pagar, desejaríamos admiti-la inexistente. Realmente, o nosso destino é um campo de forças em que
se encontram traçadas todas as trajetórias das ações por nós iniciadas, e cada uma delas tem que atingir,
até a meta, seu esgotamento. Toda a lógica inexorável do funcionamento orgânico do universo nos grita isso e
não existe força ou ignorância que possa fazer calar esse grito. Estes problemas não se resolvem com a
mesquinha preocupação apriorística de não se vestirem eles de uma ou outra teoria, própria desta ou daquela
escola. A verdade não pode ter preconceitos. Se tememos encontrar o obstáculo do reincarnacionismo, iremos
de encontro ao da injustiça de Deus, ou, então, concluiremos com a imperscrutabilidade do mistério, isto é,
declararemos insolúvel o problema; e isso prova que nos enganamos em suas premissas. Se não quisermos, pois,
concluir com a injustiça ou o mistério, isto é, falir nas conclusões, perdendo-nos no caos, deveremos mudar
as premissas. Só assim resolveremos o problema do destino humano, da liberdade e do determinismo que nele se
encerram, da responsabilidade e da justiça segundo o mérito. Só assim resolveremos tudo em harmonia com
tudo; de outro modo, nada explicaremos.
O exame do problema do
destino levou-nos a observar um mundo de forças que escapam aos nossos habituais meios de observação, mundo
das causas, mundo de que depende tudo o que sucede posteriormente no plano sensível dos efeitos. Procuremos
agora compreender como funciona esse imponderável, que se assemelha a bastidores dos acontecimentos de nossa
vida, de que tudo se deriva. Podemos, assim, ainda mais aprofundar os conceitos precedentes.
O mundo moderno, apressado e céptico, não imagina a presença do imponderável
em meio das coisas mais comuns da vida quotidiana.
Quando nos
preparamos para a realização de qualquer objetivo, existe, de um lado, uma nossa necessidade ou desejo, e de
outro, um plano instintivo ou racional, que tende a atingir a satisfação. Que é que abrange esse plano
diante do oceano de incógnitas que nos circunda? E essas incógnitas são forças presentes, reais e ativas,
tanto que podem desviar, a cada momento, o desenvolvimento de nossos planos, interferir na série coordenada
de nossos atos, neles introduzindo impulsos novos que, provenientes do desconhecido, são para nós
imprevisíveis. Para poder compreender e definir o imponderável é preciso penetrar esse desconhecido. Esses
desvios, que não conseguimos prever, porque seus elementos nos escapam e são mais fortes que nós, nos
assediam a cada passo nos pequenos eventos individuais de cada dia como nos grandes acontecimentos da
história, dando à nossa vida um contínuo tom de incerteza. De fato, nunca estamos verdadeiramente seguros,
ao pormos em execução qualquer projeto, se acabaremos chegando aonde queremos, ou se, pelo contrário,
atingiremos um ponto completamente diverso do que fixamos. Isso vimos na última guerra. O mesmo acontece em
nossos problemas particulares. Freqüentemente, uma coisa desejada com sagacidade e constância, não consegue
êxito, embora sabiamente preparada, ao passo que outras coisas que parecem, a princípio, apresentar-se com
mínima probabilidade de êxito, às vezes, imprevistamente, o conseguem de modo completo. Que três quartos dos
elementos do sucesso nos escapam, é um fato que todos sabem. Agitamo-nos, assim, às cegas, conservando em
nosso poder apenas uma pequena parte dos elementos do triunfo e com tão poucas cartas na mão tentamos a
vitória. Tentamos. Os demais, que representam essa incerteza, se lançam à ventura e agarram por acaso,
desordenadamente, o que podem e o mais que podem. É evidente, contudo, que a solução do problema do sucesso
não se encontra no uso louco e desordenado, embora prepotente e resoluto, daquela pequena parte de elementos
em nosso poder e, sim, no conhecimento e, portanto, na inteligente direção dos elementos contidos nos outros
três quartos que nos escapam.
Que contém essa grande zona de
desconhecido?
Eis o que é preciso saber. Na vida, inclusive
para alcançar êxito em nosso mundo atual, necessitamos de mais bom senso e sabedoria. A força, em que hoje
tanto se acredita, se não a soubermos guiar, a ninguém servirá, reduzindo-se a estúpida e violenta
manifestação de um bruto: extermínio inconcludente.
Quantas
coisas imprevistas estão de emboscada, no bem ou no mal, como alegria ou dor, nesse imponderável que, embora
no mistério, conduz tão grande parte de nossa vida! Ao lado da zona bem definida, formada de coisas por nós
mesmos desejadas, que vasto campo em que preponderam o que chamamos circunstâncias, surpresa, sorte,
desgraça! A maioria, ignara e simplista, atribui todas essas coisas, em peso, ao acaso. Ora, quem diz acaso
revela a própria ignorância. A quem sonda nas profundezas, porém, a estrutura da vida parece bem diferente.
Uma ausência de normas e de guia, um funcionamento sem lei, confiado totalmente à desordem - é um absurdo. A
direção, que é ato positivo, não poderia ser confiada a um elemento negativo, que não se sustém por si mesmo
e que só existe como contraposto. A negação da ordem não pode ter a força de sustentar a perene afirmação
criativa da vida. Como o nada não existe senão como condição do ser, igualmente o acaso só é consebível como
desordem enquadrada em função de uma ordem mais vasta, que o circunscreve e o conduz, em ordem, para
superiores objetivos.
Tudo no universo, inclusive o que
aparenta fugir à disciplina e parece casual, é regulado por normas e cada força se move, por concatenação,
objetivando uma precisa finalidade, segundo o princípio de causa e efeito. Também onde as forças surgem
ainda em estado caótico, caracterizando fases mais involuídas, o pensamento e a vontade de Deus, íntima e
ocultamente, detêm as rédeas e governam o caos. É somente por essa razão que esse caos não se transforma
numa dança infernal de forças inimigas e não se dissipa no nada, mas, gradualmente evolui, disciplinando-se
numa ordem em que cada vez mais evidente se manifesta a presença de Deus. O imponderável não é, pois, o
acaso ou uma desordem e, sim, uma ordem que não conhecemos.
O
problema consiste, assim, em penetrar a lei desse funcionamento, de nós desconhecido. Que significa a vida
de um homem? Não é, certamente, um fenômeno estático: é um feixe de forças em movimento. Em face do
princípio de causalidade, o problema é conhecer o caráter de cada uma dessas forças, quais são atualmente, o
caminho que elas percorreram até hoje. Só assim poderemos determinar o que serão elas amanhã. Trata-se de
nos conhecermos a nós mesmos, de conhecer a personalidade humana em geral e, depois, nosso próprio caso
particular. O homem moderno não conhece nem uma nem outra coisa. Não é fácil, porquanto são muitos os
elementos: são impulsos recentes, outros distantes, outros remotíssimos, de natureza e poder diferentes, e
sempre em contínuo movimento e desenvolvimento. São forças nossas e alheias entrelaçadas por uma contínua
interdependência de ação e reação; são forças já solidificadas em determinismo, fixadas por longas
repetições de atos em automatismos e instintos, e forças ainda livres, em formação, que apenas começam a
fazer parte do feixe dinâmico que constitui a personalidade humana, forças ainda fluídicas, não
cristalizadas no destino, e que continuamente produzimos. Como nos orientarmos?
O universo é, entretanto, indubitavelmente, uma grande orquestração de
forças, um imenso concerto, em que também o homem emite sua nota, mais ou menos consciente, mais ou menos
livre, conforme sua evolução e vontade. Cada ato, cada dia, cada vida segue e sobrevem, uma após outra, como
ondas de um oceano sem fim. Tudo é conexo no espaço e no tempo, e tudo avança na grande marcha ascensional
da evolução para Deus, para os objetivos pessoais, para mais vastos escopos coletivos, numa hierarquia de
finalidades orientadas todas para um único centro: Deus.
Se o
homem conhecesse todos esses elementos que se encontram nele e em torno dele, sem dúvida conheceria seu
futuro. O conceito de acaso, de caos e de desordem não pode existir senão na forma mental do involuído. Só
nos graus de evolução superior à humana se pode ter a capacidade de abranger tão vastos panoramas, que estão
providencialmente escondidos ao homem atual, em face de seus baixos instintos. Assim, atualmente, para ele,
tudo o que está fora do seu reduzido campo de exercitação, que lhe é necessário para progredir, tudo se
confunde num inextricável emaranhado que o deixa em trevas profundas. Eis porque a palavra "imponderável"
não pode assumir senão um significado negativo, de desconhecido e incognoscível, quando, na realidade,
possui um conteúdo positivo e precisamente definível.
Para
atingir este conteúdo, todavia, é necessário ainda evoluir, distanciando-se do atual estado de animalidade.
O homem de nossos dias não pode compreender isso, porquanto se encontra dentro desse estado e é ele sua
forma mental; e um estado não se pode perceber quando se está dentro dele, mas, sim quando se está fora dele
ou dele se afasta. O homem atual navega num mar de incógnitas, em que a direção dos acontecimentos,
individuais ou coletivos, não lhe pode ser confiada, porque ele é um cego, mas é mantida pela sabedoria das
leis de Deus. Entretanto, para que lhe seja possível evoluir, através de uma livre experiência, por forma
consciente e responsável, um pequenino raio de luz lhe foi deixado, suficiente para lhe iluminar a estrada a
percorrer. Aí ele compreende, escolhe, semeia e ceifa, erra e paga, sofre a reação das forças que possui e
que somente ele mesmo pode movimentar. Quanto ao resto, nada sabe e nada pode, tudo é determinismo, acima de
seu poder e conhecimento e, portanto, também responsabilidade. Não lhe resta senão entregar-se a Deus e à
Sua sabedoria.
Ao homem foram confiados um determinado dever e
um pequeno campo para lavrar, que é o seu planeta; só como simples espectador pode ele contemplar a direção
do universo, nos limites de sua compreensão. Realizado o seu trabalho no âmbito estabelecido pela lei de
Deus, para sua própria edificação, o resto pertence ao próprio Deus, que distribuirá infinitas tarefas a
quem e a quantos quiser. Cumprido seu dever, ao homem não resta senão confiar no "Pai Celestial", que já
demonstrou saber tão bem dirigir o universo, trazendo-o até aqui, vivo e esplendoroso, qual o vemos,
trabalhando antes do homem e sem auxílio dele. Quando, pois, o homem errar, que aceite de Deus a justa
correção; e quando souber adaptar-se à Sua ordem, Dele aceite a justa recompensa.
Quando falamos sobre um imponderável conhecível, referimo-nos às
incógnitas relativas ao homem e ao seu ambiente e também às do universo, que neles se refletem. Se quisermos
sondar o imponderável que mais nos interessa, o mais próximo, relativo à nossa personalidade, maior é a
possibilidade de conhecê-lo. Com o cálculo das probabilidades já se tem experimentado estabelecer a lei que
regula o curso dos acontecimentos. Esse cálculo, porém, se refere às formas mais simples e é uma abstração
bem longe de corresponder à realidade. Nos eventos humanos os elementos constitutivos são tantos e em tão
grande parte desconhecidos, que aquele cálculo falha completamente ao seu escopo. Se reduzirmos, no entanto,
o complexo feixe de forças que constituem um destino à sua expressão mais simples, isto é, forças favoráveis
ou contrárias, poderemos ter uma idéia do seu provável desenvolvimento, numa determinada vida.
Se misturamos 50 objetos brancos e 50 pretos, perfeitamente iguais, a
probabilidade teórica de extração, para cada cor, é de 50%. Se misturarmos 25 objetos brancos, 25 pretos, 25
amarelos e 25 verdes, a probabilidade de extração para cada um dos quatro tipos é de 25%. Se misturarmos 100
tipos de 100 tipos diferentes, teremos a probabilidade de 1% para cada um deles.
Uma outra observação. O cálculo de probabilidades nos faz crer que o
desenvolvimento do fenômeno no passado nos autoriza a crer que no futuro ele continue na mesma direção. O
fato, porém, de a vida basear-se no equilíbrio, faz com que suceda justamente o contrário. Quanto maior
número de vezes se houver verificado um fato, menor é a probabilidade, em virtude da lei de equilíbrio, de
ele realizar-se novamente no futuro. Segundo sua universal lei de dualidade, a vida avança, não por
acumulação de fatos, mas pela compensação de contrários. É justamente esta a verdadeira lei que rege os
acontecimentos humanos e, por isso, também, a lei do nosso destino. Lei que vai da maior afirmação de Cristo
no Discurso da Montanha, ao caso em que a sorte mais vezes nos tem sorrido e que dificilmente continua a
sorrir-nos. Quanto mais o jogador ganhou, menos provável é que continue ganhando. Eis as leis da fortuna,
que absolutamente não é cega. O homem comum imagina justamente o contrário. Quanto mais é feliz, mais se
torna confiante e seguro de si mesmo, mais é levado a ousadias; e assim se encaminha para a derrota. Isso é
precisamente a conseqüência de uma lei que visa restabelecer o equilíbrio e a que ele, inconscientemente,
obedece. E assim se explica a queda, que nos parece incompreensível, de tantos grandes triunfadores do
mundo.
Não queremos pesquisar se, num estado relativamente
originário, o ser humano tenha gozado de 100% de felicidade e se desse estado caiu a uma percentagem de 100%
de dor, nem se a evolução atual consiste em recuperar esses 100% de ventura perdida. Hoje, todavia, podemos
considerar, como relativo ponto de partida atual um estado de equilíbrio, em que, dentro da justiça, o
destino de cada homem contenha 50 unidades negras, ou probabilidades desfavoráveis de dor. Poderia ser esta,
no atual estado evolutivo, uma posição mediana de equilíbrio a que atualmente a Lei tende a reconduzir tudo,
não obstante certas mudanças de direção. Trata-se de uma ordem que, embora violada, tende automática e
providencialmente a reconstituir-se. Não desejamos aqui indagar se a Lei queira mais do que isso nem se
tende a forçar-nos uma reconstituição dos 100% de felicidade. Por enquanto, apenas interessa observar que a
transformação dessa percentagem e as deslocações de equilíbrio podem ser produzidas pelo livre comportamento
do homem. Indispensável era, para que o homem pudesse evoluir, através da experiência própria, que lhe fosse
concedida a liberdade de violar a própria ordem, de modo que ele pudesse conhecer as conseqüências dolorosas
do erro e aprender a abster-se dele. Em resumo, a evolução, objetiva produzir um ser consciente do bem e do
mal, um homem que sabe, e não um autômato, embora perfeito. Desse modo, aconteceu que, pela liberdade
concedida por Deus, de abusar e errar para aprender, embora pagando duramente, o homem distanciou-se, mais
ou menos, do equilíbrio da justiça divina, alterando a proporção basilar de equilíbrio, através da cadeia de
suas várias existências sucessivas.
Assumindo toda a
responsabilidade e sujeito a perigos, o homem teve a liberdade de deslocar esses equilíbrios que tendem, no
entanto, sempre, a reconstituir-se e aos quais a Lei tende sempre a reconduzi-lo. Sem atingirmos o caso
limite da absorção completa, através da dor e da ascese, das 50 unidades negras, isto é, a felicidade
absoluta em Deus ou, no caso contrário, o da absorção completa, através do abuso e da descida, das 50
unidades brancas; sem atingirmos, assim, a plenitude da vida voluntária e conscientemente conquistada ou,
pelo contrário, a autodispersão no nada, atualmente na Terra encontramos deslocações parciais de equilíbrios
que se fixam, embora transitoriamente, no campo de forças do próprio destino, e assim se transmitem, de vida
em vida, à espera de correção. Formam-se, desse modo, os mais diferentes destinos, por nós mesmos
construídos, com variados transtornos, no bem ou no mal, e que são o resultado último de todas as operações
da vida, resultado que é levado, intacto, ao alto da página, ao iniciar-se um novo balanço, através de uma
nova existência.
Assim, ao nascer, cada um traz consigo o seu
fardo, bem seu, porque feito por ele mesmo, e que será peso ou auxílio, conforme ele quis. O ponto final de
uma vida é ponto de partida da que se lhe segue e as conclusões de uma se tornam premissas da outra. As
convicções que possuímos, ao finalizar de uma existência, formam o instinto que nos impulsionará até os dias
juvenis da existência seguinte, sem que tenhamos consciência disso. Assim, inconscientemente, mas de acordo
com a justiça, estabelecemos cada nova vida sobre os fundamentos da existência anterior, colocados em plena
consciência de maturidade. E seremos, assim, sempre o resultado de nós mesmos. Teremos, por isso, destinos
felizes ou infelizes, de alegria ou de dor. Quem abusou, desrespeitando a Lei por excessos do prazer, pode
achar-se, no futuro, com um destino de 25 probabilidades de alegria contra 75 de sofrimento e assim
sucessivamente. Construímos nosso destino livre e vagarosamente, trazendo-o ao nosso lado com toda a nossa
história nele escrita, à base de nossos créditos ou débitos. Ao mesmo tempo que, contínua e fatalmente o
suportamos, podemos continuamente modificá-lo, como o desejarmos, no sentido do bem ou do mal, preparando o
futuro.
Eis como se pode analisar o imponderável e penetrar seu
conteúdo desconhecido. Tudo isso é tão verdadeiro para o indivíduo como para as coletividades.
O fenômeno, na realidade, não se nos apresenta tão reduzido, em sua mais
simples expressão, facilitando observações. Na verdade, as forças componentes de um destino não têm só duas
cores, mas muitas e diferentes. Não se trata apenas de alegria ou dor, embora esse seja o aspecto
fundamental, mas, também, de variadíssimas qualidades adquiridas, das mais variadas especializações e
disposições, conforme as atividades desenvolvidas e os trabalhos a cumprir.
É um fato que os destinos, excetuando-se os tristes destinos das
nulidades, se nos apresentam com direção própria, típicos, individuados por uma cor dominante, por uma
tendência para determinado gênero de experiências. Por outras palavras, suas forças constitutivas são
diferentemente coordenadas, formando um organismo com vontade própria, seguindo uma determinada direção. A
realidade exterior, em que quase todos se baseiam, não é senão uma vestimenta, um cenário transitório, que
só serve para corporificar o desenvolvimento dessas forças. É natural que quem tomar essa forma concreta por
toda a realidade, há de reconhecer, mais tarde, achar-se em face de uma ilusão.
Para podermos fazer, portanto, a análise do imponderável,
necessitaríamos saber penetrar a estrutura de nosso próprio destino, isto é, conhecer a fórmula de sua
composição e a natureza e percentagem de suas várias forças componentes. Precisaríamos de conhecer, noutras
palavras, o que preparamos em nosso longo passado. O homem atual não tem conhecimento de nada disso e está
longe de imaginar que tudo isso se possa saber. E é bom que não o saiba, tão grande é sua tendência de fazer
mau uso de tudo. A divina sabedoria não nos permite o conhecimento senão proporcionalmente ao que merecemos.
Precisaríamos de poder pesar méritos e deméritos, medir e qualificar as forças adquiridas, os impulsos
negativos e contrários das culpas, as falhas, os desvios, tanto quanto os esforços de ascensão, as
retificações, registrar todo o débito e crédito diante dos equilíbrios da divina justiça. Necessitaríamos
conhecer o homem em geral e seu caso particular. Trabalho de profunda penetração no próprio destino, que
cada um pode fazer sozinho, estudando-se, reconstruindo-se, reconhecendo, pelo que é hoje, o que
necessariamente deve ter sido no passado, observando analiticamente o que seus instintos, atualmente,
resumem numa síntese, percorrendo de novo a estrada seguida até chegar a ser o que hoje é, decompondo o
produto atual em seus vários elementos constitutivos. Determinado tudo isso, poderá ele dizer, então, que
probabilidade terá hoje de vencer ou perder, de regozijar-se ou sofrer, de ser, como se diz, feliz ou
desgraçado. Assim como para saber qual será nossa saúde durante a vida, devemos conhecer o estado orgânico
de nossos pais e avós, assim, paralelamente à hereditariedade fisiológica, devemos, para conhecer nosso
destino, interrogar o nosso passado espiritual, a fim de estabelecer o que dele nos provém, pela paralela
lei de hereditariedade espiritual.
É fundamental, para
prevermos o êxito desta vida, conhecer seus precedentes, sua contabilidade no tempo, saber com que fardo de
débito ou crédito nascemos. Não se trata absolutamente de sorte, nem de acaso, nem de habilidade apenas.
Compreender, compreender, compreender - eis o grande problema. O homem atual, porém, se ocupa de outras
coisas. E, por isso, a Lei o guia e o domina, sem que ele compreenda coisa alguma.
Que imensa bagagem de impulsos trazemos conosco, como indivíduos e
como coletividade! E isso em todos os campos: moral, econômico, intelectual, orgânico, social. Cada abuso,
em qualquer parte, gera uma inversa carência, correspondente e proporcional. Por isso na Terra muitos
sofrem, necessitando de coisas que, no entanto, existem em abundância.
Cada desenvolvimento unilateral de uma qualidade gera a necessidade de
completar-se com outro desenvolvimento no lado oposto, com experiências diametralmente contrárias. Por isso,
neste mundo muitos se encontram deslocados, justamente porque aqui se encontram para experimentar e aprender
o que ainda não sabem. Daí parecer, na Terra, estar tudo errado. Este mundo, porém, não é lugar de repouso,
mas de exercício, não é campo para colher, e sim para semear.
Nossas deficiências morais, o crime, o vício, a pobreza, a imbecilidade, como também as predisposições e
vulnerabilidades orgânicas, são carências resultantes de abusos. O panorama do nosso mundo parece poder
resumir-se em duas palavras: abuso e carência. Existe de tudo, porém, mal distribuído. O abuso, saciando-
nos, consome-nos, enfraquece-nos, facilitando ataques patogênicos de toda espécie, em todos os campos, e
contra os quais não mais estamos premunidos, por havermos destruído nossas defesas naturais. O mau uso
inverte os impulsos da vida que, assim, não mais permanecem conosco, mas, se põem contra nós. Qual é nosso
passado humano?
A história nos diz que, muitas vezes, foi
horrendo. Que poderemos esperar da vida, com semelhante fardo nos ombros? Além disso, o dinamismo íntimo da
própria personalidade atrai as forças do ambiente, torna-se núcleo, formando-se-lhe em torno vestimenta
material de formas, em que detemos nossa observação, e que dão solidez e resistência concreta ao
imponderável. Se isso nos parece hostil e a Terra um lugar de sofrimento, também é verdade que este mundo
pode ser um purgatório, lugar de redenção.
Se na Terra os
involuídos podem até gozar e os malvados se arruinam, entranhando-se sempre mais no mal, também é verdade
que os evoluídos aqui vêm para purificar-se ainda mais, através da dor e do amor. Também é verdade que no
purgatório terreno é oferecida a cada alma a possibilidade de reconstruir-se no bem e de preparar para si
mesma um futuro de felicidade, corrigindo seu próprio destino através de uma vida santa.