A Grande Síntese

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Comentários e Observações sobre o Cap. 51 de A Grande Síntese

CONCEITO SUBSTANCIAL DOS FENÔMENOS BIOLÓGICOS

    Neste capítulo Ubaldi nos informa que todos os fenômenos, sejam eles de natureza material, energética ou biológica derivam uns dos outros, impulsionados por um único princípio que partindo das caóticas e poderosas energias das nebulosas astronômicas transformando-as, ao longo do tempo, nas frágeis, porém complexas, energias biológicas. O homem, embora mais débil, supera qualitativamente estas desmedidas forças primordiais através da sua consciência que é sustentada pela eletricidade, uma forma fraquissíma de energia se comparada com as explosivas forças de natureza cósmica. Assim, a eletricidade é menos potente do que as outras formas dinâmicas, no entanto, as supera em complexidade e sutileza. Este aparente paradoxo da forma energética mais débil superar qualitativamente as formas dinâmicas mais cinéticas é explicado, por Ubaldi, como resultado da organização das forças elétricas criando assim um sistema de forças mais estabilizado e equilibrado, e desta forma mais fácil de conduzir e de ser manejado. Este equilíbrio gerou um estado de ordem que possibilitou o surgimento daquilo que denominamos de vida. A vida é um dinamismo mais tranquilo diferente do dinamismo explosivo do mundo físico. Com a vida surgiu uma ordem crescente e cada vez mais complexa que está desenvolvendo além do homem para as organizações sociais e espirituais.

    Vimos nos Comentários do capítulo 47 que tudo é cíclico no Universo mas, apesar de todo fenômeno regressar às fases já percorridas, no entanto, há uma parte deste fenômeno que não regressa ao ponto de partida. A explicação deste fato é que a trajetória do transformismo não é um círculo perfeito. Na realidade o transformismo percorre uma trajetória espiralóide. Trata-se, todavia, de espirais de pequenas aberturas e, por isso, o desenvolvimento dos movimentos fenomênicos parecem desenvolver em ciclos fechados em virtude do lento e quase imperceptível transformismo dos fenômenos naturais. Mas, basta observarmos com mais profundidade no tempo, que veremos que a periodicidade, existente em qualquer fenômeno, nunca repete exatamente o mesmo ciclo.

    Esta parte do transformismo em vez de regressar ao estado inicial evolui para formas e fases superiores. Assim, o conhecido fenômeno da entropia crescente (degradação cinética) que acontece com as individuações do espectro energético se compensam das perdas de sua potência transformando-a em novas formas energéticas cujas intensidades são menores que, no entanto, são mais úteis e de fácil manipulação pela ciência e pela tecnologia. Assim, a eletricidade, última forma radiante da energia, transforma em vida. Poder-se-ia então definir o fenômeno biológico como um processo de transformação da energia em conhecimento, pensamento, inteligência. (P. Ubaldi - Princípios de uma Nova Ética)

    Há, portanto, continuidade entre as formas energéticas e as biológicas, símile ao que ocorre também entre as formas da matéria e as da energia. O surgimento da vida está, por conseguinte, no transformismo das trajetórias cinéticas de uma única substância. Fato este já nosso conhecido através da formulação simbólica concebida por Ubaldi no capítulo 8:

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    Neste caso, como conclui Ubaldi, evidencia-se que as origens da vida não é fruto de uma síntese de substâncias protéicas mas de uma contínua e profunda transformação cinética de uma mesma substância ao longo de um tempo imensurável. A síntese de substâncias protéicas é apenas um efeito exterior conseqüente do real transformismo interior que é puramente cinético. Há, por conseguinte, um onipresente princípio que conduz deterministicamente esta cadeia transformista de forma tal que tudo surja por filiação, sem saltos ou descontinuidade entre os termos desta sequência.

    Princípio ou lei é um ente abstrato, que na sua forma dinâmica se torna vontade e ação e termina por concretizar-se na forma. Assim, o agente de qualquer transformação é um pensamento diretor. Este pensamento diretor na fase evolutiva que chamamos de vida é o psiquismo. A Biologia Ubaldiana não é centrada nas formas assumidas pelas diversas espécies biológicas que povoam nosso mundo. Ao contrário de Darwin, Ubaldi coloca em primeiro plano o desenvolvimento do psiquismo como a causa do transformismo das formas biológicas. Estas nada mais são que os efeitos daquela causa.

    Desta forma, a máxima Somos o que pensamos alcança um significado mais profundo que vai além de um mero comportamento psicológico. Assim, nosso corpo material é reflexo materializado da nossa forma mental consciente e inconsciente. Em outros volumes de sua extensa obra Ubaldi volta a reafirmar de maneira clara esse fato:

    A evolução morfológica não representa senão a expressão exterior da evolução do princípio espiritual, que constrói para si mesmo; regendo-o, o seu organismo no plano físico. (P. Ubaldi - Princípios de uma Nova Ética)

    Tudo é espiritual antes de ser material. E o universal espírito de causa e efeito nos diz que tudo aparece por derivação e filiação. Compreende-se assim como Cristo, depois de ter curado os doentes, dissesse a um deles: Vai, não peques mais. (P. Ubaldi - Problemas do Futuro

    Matéria e Espírito são mundos comunicantes e conexos e tudo se escreve nos arquivos da alma, e o que está escrito deve, cedo ou tarde alcançar o corpo e aí manifestar- se (P. Ubaldi - Problemas do Futuro)

    Pedro Orlando Ribeiro
    http://www.monismo.com.br